Como ‘red pills’ e coaches atraem adeptos na esteira da crise da masculinidade

  • Author, Shin Suzuki
  • Role, Da BBC News Brasil em São Paulo
  • Twitter,
O "coach de masculinidade" Thiago Schutz

Crédito, Reprodução/Instagram

Legenda da foto,

O coach de masculinidade Thiago Schutz

Ao entrar no Instagram de Thiago Schutz, o “coach de masculinidade” acusado de ameaçar com violência uma humorista, há três posts afixados e destacados. Um deles tem a seguinte fala: “Mulher de valor, valor mesmo, ela se adapta ao estilo de vida do homem. Ela se adapta à caminhada do homem. Então ela faz parte disso. Não é o contrário.”

Em pouco mais de dois anos do perfil Manual Red Pill, criado por Schutz na rede social, foram centenas de postagens que estimulam o controle masculino ou giram em torno de uma desconfiança hostil e obsessiva em relação às mulheres.

Há frases como “seja firme, fale com tom de voz grave, trate-a como uma menina, exerça uma autoridade protetora e comande” ou “toda vez que você abre informações que não deveria para uma mulher, ela poderá identificar suas fraquezas e jogar sujo contra você”.

Schutz (cujo sobrenome, na verdade, é Schoba), de 34 anos, entrou no conhecimento do grande público depois de reagir com intimidações via internet a uma paródia feita pela atriz e roteirista Livia La Gatto.



Fonte: Câmara dos Deputados

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.