Alagoas já teve 14 acidentes envolvendo VLTs em 2023, diz CBTU

Um balanço feito pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos mostra que, somente em 2023, Alagoas registrou 14 acidentes envolvendo VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos). O último foi registrado na manhã dessa terça-feira (17), no bairro do Poço, quando um idoso foi atropelado e teve a mão direita amputada. Os números foram confirmados pela CBTU ao Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara/Record TV.

Dos 14 acidentes, quatro se deram com automóveis, um com motocicleta, dois com pedestres, cinco com animais e dois devido a objetos na ferrovia.

Em entrevista ao repórter Netto Motta, da TV Pajuçara, o especialista em trânsito, Antônio Monteiro, disse que existe um Manual de Sinalização, que foi publicado pelo Conselho Nacional de Trânsito. “[O manual] foi publicado em 2021. Ele define todas as regras dessa relação que deve existir entre o carro e as passagens de nível para os trens passarem nas cidades. É importante para ver o tipo de sinalização, o tipo de pintura, o sinal sonoro… tudo isso são as regras que ficaram definidas para que, no brasil, [a sinalização] aconteça de forma uniforme.”

Antônio ainda alertou para ficar atento à sinalização sonora e citou a importância de não agir com imprudência. “Acidente de trânsito é sempre evitável. Nunca é por um único fator, são diversos fatores que, somados, geram essa situação. O VLT se desloca em baixíssima velocidade; então, às vezes, a gente acha que dá tempo de cruzar. Teve aquela situação em Satuba que o veículo avança e termina imprensado, com a vítima vindo a falecer. Essa de hoje, é estranho o pedestre se deslocar pelo meio do trilho. Às vezes, distraído – com o celular, com o som, ou de outra maneira – não observa isso. Mas aqui o trem sempre buzina, sempre avisa. Alarmes sonoros no cruzamento existem. Então, é muito importante que os pedestres não vão caminhar nos trilhos.”

Além do último acidente, na manhã dessa terça-feira (17), outras 13 ocorrências foram registradas neste ano. Algumas pessoas ficaram feridas, algumas tragédias foram evitadas, mas também houve vida perdida. Relembre, abaixo, algumas das ocorrências.

Acidente com vítima fatal depois de cinco anos – O acidente em Satuba, citado pelo especialista, aconteceu no dia 25 de setembro. Na ocasião, o carro, de modelo Gol, avançou sobre a passagem do trem e foi atingido em cheio, esmagado e arrastado. O impacto acabou vitimando José Cícero dos Santos, conhecido como “Branco”. A cena foi presenciada de perto por uma testemunha, conforme mostra o vídeo abaixo: 

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos informou que, antes desse, o último acidente com vítima fatal foi registrado há mais de cinco anos atrás.

Tropeço e suspeita de fratura em Fernão Velho – Em 06 junho deste ano, uma mulher de 61 anos ficou ferida após cair próximo ao trilho onde passa o VLT, na Rua Major Prado, em Fernão Velho. 

O Corpo de Bombeiros esteve no local e confirmou, na época, que a vítima apresentava suspeita de fratura na cintura escapular esquerda (região próxima ao pescoço) e se queixava de dores na região abdominal. A mulher chegou a ser socorrida em uma viatura de resgate e encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche.

Carro invade linha férrea e tragédia foi evitada por condutor de VLT –  Ainda em junho, uma mulher que conduzia um carro de modelo HB20 perdeu o controle e invadiu a linha férrea, localizada na rua Buarque de Macêdo, no Centro de Maceió. O veículo ficou preso no meio-fio que separa a pista dos trilhos e o VLT, que seguia sentido ao Jaraguá, precisou parar para não colidir com o veículo. 

A Rádio Pajuçara FM, na época, recebeu um vídeo de um internauta, que mostra a confusão e o esforço da população para tirar o carro do local. Veja abaixo:

Após manobra proibida, veículo fica preso nos trilhos – Outra ocorrência de veículo preso na linha férrea foi registrada em 2023. Em março, uma composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) teve a sua circulação interrompida após um carro ficar preso nos trilhos, na Avenida Walter Ananias, no bairro de Jaraguá, na região central de Maceió.

De acordo com testemunhas, o condutor do veículo, uma caminhonete de cor prata, estava estacionado nas proximidades da linha férrea e teria ficado atravessado nos trilhos após fazer uma conversão proibida.  Ainda segundo os relatos, o VLT tinha acabado de sair da estação e teve que aguardar a retirada da caminhonete para seguir o percurso.  

Vídeos encaminhados à reportagem do TNH1 (veja abaixo) mostra o momento em que a composição fica parada após o carro atravessar os trilhos.

Motociclista foi atropelado por VLT – Um motociclista, identificado como Jucemar Morais de Lima, de 38 anos, foi atropelado por uma composição de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região central de Maceió, próximo ao Mercado da Produção.

De acordo com informações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o motociclista não teria obedecido a sinalização sonora na Rua Doutor Guedes Gondim e foi atropelado pelo VLT, que estava se deslocando sentido à Estação Central. Ainda segundo o relato, a vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM-AL) com ferimentos nas pernas e escoriações no braço. O homem foi encaminhado ao Hospital Geral Estado (HGE).

*Estagiário sob supervisão



Fonte: TNH1

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.