Consumidores procuram produtos perto do vencimento como alternativa para baratear supermercado


Segundo especialista, clientes entenderam que esse é um tipo de consumo que não coloca a saúde em risco e que ajuda na economia. Mercados diminuem preços de itens que estão perto da data de validade e atrem clientes
Para economizar nas compras de casa, muitas famílias estão recorrendo aos mercados que diminuem o preço dos produtos que estão perto da data de validade.
Em uma rede de supermercados em Belo Horizonte, são oferecidos produtos de todos os tipos com descontos que chegam a 70%. Com o passar dos dias, eles vão ficando ainda mais baratos.
💲 Um pudim com vencimento em 12 dias, por exemplo, passou de R$ 7,90 para R$ 2,99.
Segundo o economista e pesquisador da Fundação IPEAD, Diogo Santos, esse comportamento reflete a necessidade de boa parte dos brasileiros.
“A renda familiar ficou mais espremida. Nós podemos voltar a ter normalização do padrão de consumo, mas diria que esse padrão específico tem uma característica de que veio pra ficar e que as famílias entenderam que esse é um tipo de consumo que não coloca nenhum risco à saúde e que ajuda na economia. Diria que existe a tendência de se consolidar esse novo mercado” , fala o especialista.
E o que é bom para o consumidor, também acaba sendo vantajoso para os empresários. Com essa rotatividade, o diretor comercial Thiago Henrique Chaves viu a empresa crescer: em seis anos, já está com 13 lojas.
Consumidores estão mais atentos às promoções ligadas às datas de vencimento.
TV Globo/Reprodução
“A gente deve crescer 25% em relação ao ano passado. Para o ano que vem, a gente tem a expectativa de mais três ou quatro unidades. A demanda pelos produtos vem crescendo fortemente”, explica.
A técnica de enfermagem Flávia Patrícia de Oliveira diz que aproveita o bom preço para fazer compras para toda a família e ainda leva para os amigos.
“Eu saio daqui com a sacola cheia. Dá para economizar no pão, comprar fruta, verdura”, relata.
A propaganda é alma do negócio
Neste tipo de mercado, é preciso acelerar as vendas para não perder dinheiro. Por isso, o investimento em promoções e propagandas, como explica o empresário Flávio Magelo.
“Tem produto que nós vendemos com dois ou três dias de validade. Quando a gente posta isso, garante que todos os clientes venham rápido às lojas para aproveitar as ofertas”, diz.
LEIA TAMBÉM:
Crise econômica na Argentina gera ‘turismo de supermercado’ de países vizinhos
Produtos próximos do vencimento ajudam a alimentar 23 mil pessoas na Grande São Paulo

Fonte: G1

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.