Tarifa de energia: Aneel aprova reajuste médio de 3,28% para os clientes da Enel RJ
Para os consumidores conectados em baixa tensão, caso dos residenciais, reajuste será de 6,01%. Novos índices tarifários entram em vigor a partir desta quarta-feira (15).
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (14) um reajuste médio de 3,28% na tarifa de energia cobrada dos consumidores da Enel RJ, distribuidora que atende o estado do Rio de Janeiro.
O percentual de 3,28%, contudo, é uma média considerando todos os tipos de consumidores.
Por tipo de consumidor, o reajuste médio da Enel RJ será de:
– 4,91% para consumidores conectados em alta tensão, como as grandes empresas
+ 6,18% para consumidores conectados em baixa tensão, como os pequenos negócios, exceto os consumidores residenciais
+ 6,01% para consumidores residenciais
Os novos índices tarifários entram em vigor a partir desta quarta-feira (15).
Segundo a Aneel, os custos da Enel RJ são maiores para atender os consumidores conectados em baixa tensão, por isso a diferença entre os dois grupos. Enquanto os consumidores da alta tensão terão queda na tarifa de energia, os consumidores em baixa tensão terão alta.
Também contribuiu para a diferença de reajuste entre os dois grupos o fim do desconto aos consumidores rurais, que fazem parte da baixa tensão.
O reajuste da Enel RJ foi feito a partir de um processo chamado “revisão tarifária periódica”, realizado, em média, a cada cinco anos. O objetivo é adequar o contrato para custear os investimentos e a operação.
Os diretores da agência também decidiram nesta terça que será reavaliada a metodologia de cálculo das perdas não técnicas da Enel RJ, ou seja, dos furtos de energia, popularmente conhecidos como “gatos”. Essa reavaliação, contudo, terá impacto somente em 2024.
Milhões de famílias deixam de aproveitar a Tarifa Social de Energia Elétrica por problemas de cadastro
Fonte: G1