Capitania dos Portos apreende 16 embarcações e abre três inquéritos de dezembro a fevereiro

A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) apreendeu 16 embarcações e instaurou três inquéritos administrativos, entre eles, o inquérito que apura o acidente com barco e moto aquática que deixou dois mortos e um ferido na Lagoa Mundaú, durante a Operação Verão, iniciada em dezembro de 2022 e encerrada no último dia 28.

De acordo com a Capitania dos Portos, além destes procedimentos, foram inspecionadas 10.870 embarcações, emitidas 269 notificações para comparecimento, no período de dezembro até o fim de fevereiro. 

“A operação tem o slogan “NAVSEG: você conectado a uma navegação segura”, foram intensificadas as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de conscientização de condutores e passageiros quanto à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental no litoral e nas águas interiores do estado”, mostra trecho da nota.

Além disso, foram realizadas 56 visitas e 54 palestras com 648 ouvintes nas marinas, colônias de pescadores, associações de embarcações e nas praias.

Para as ações realizadas nesta operação, a CPAL e sua Agência subordinada, em Penedo, foram empregados 120 militares, com o apoio de 11 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, que atuaram em ações de fiscalização no mar e águas interiores de Alagoas.

As infrações mais observadas durante as ações de fiscalização foram: condução de embarcação por pessoa não habilitada; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros) e excesso de lotação da embarcação.

Fonte: TNH1

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.