Erro de cartel pode explicar sequestro e morte de americanos no México

  • Author, Will Grant
  • Role, Correspondente na Cidade do México
O governador de Tamaulipas, Americo Villareal, secretária de Segurança Pública do México, Rosa Icela Rodriguez, e o secretário de defesa nacional Luis Cresencio Sandoval, durante a coletiva de imprensa sobre o caso do sequestro de cidadãos americanos

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

As autoridades continuam investigando por que quatro americanos foram sequestrados em uma cidade de fronteira no México

Quatro americanos foram sequestrados por homens armados na semana passada, logo após atravessar a fronteira com o México, na cidade de Matamoros. Dois foram mortos e dois sobreviveram à provação.

Por enquanto, o governo mexicano não se pronunciou sobre o motivo do ataque. Mas o gabinete do procurador-geral do Estado de Tamaulipas afirmou que a teoria de que este era um caso de erro de identificação estava “ganhando força”.

As autoridades não comentaram sobre duas hipóteses específicas levantadas — que uma quadrilha de narcotraficantes os confundiu com rivais baseados nos EUA, membros de uma quadrilha de narcotraficantes haitiana ou contrabandistas de seres humanos. Mas disseram que havia várias linhas de investigação diferentes, e que nenhuma estava sendo descartada nesta fase.

Matamoros fica entre as facções em guerra do Cartel do Golfo, que lutam pelo controle das chamadas plazas — as rotas de contrabando de drogas para os EUA.

Fonte: Câmara dos Deputados

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.