Ibovespa tem volatilidade nesta segunda-feira
Na última sexta-feira, o principal índice do mercado de ações brasileiro avançou 1,33%, aos 117.019 Ibovespa
Freepik
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta segunda-feira (12). A principal pressão de baixa vem dos papéis dos setores de mineração e siderurgia, que recuavam na esteira dos preços do minério de ferro na China.
Investidores ainda repercutem uma melhora nas expectativas de inflação o que, por sua vez, poiava ações de empresas sensíveis à economia brasileira.
Às 11h15, o índice tinha leve alta de 0,01%, aos 117.028 pontos. Veja mais cotações.
Na última sexta-feira, o Ibovespa teve alta de 1,33% e foi aos 117.019 pontos.
O que está mexendo com os mercados?
No cenário doméstico, os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação desse ano de 5,69% para 5,42% no relatório Focus do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (12).
A queda na projeção de inflação deste ano aconteceu após a divulgação do IPCA de maio, que somou 0,23%. Em 12 meses até maio, a inflação oficial somou 3,94%. Os números vieram bem abaixo das estimativas do mercado financeiro.
Mesmo com o recuo na projeção de inflação do mercado para 2023, ela ainda segue superando o teto da meta definida pelo governo, fixada em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Ela será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.
Diante desse cenário, investidores ainda aguardam a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve acontecer na próxima semana.
Já no exterior, as atenções seguem voltadas para a decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que deve ser divulgada na quarta-feira (14).
Dados de inflação da maior economia do mundo, previstos pra amanhã, também ficam no radar.
“Há um viés mais positivo para os preços dos ativos nesta manhã de segunda-feira, e a aposta majoritária de que o Fed irá fazer uma ‘pausa’ no seu ciclo de aumento de juros nesta semana é o principal motivo”, afirmou a Guide Investimentos em relatório.
É importante ponderar, no entanto, que apesar do sentimento mais otimista dos investidores sobre uma possível manutenção dos juros pelo BC norte-americano, as projeções ainda indicam que a autarquia deve subir a taxa básica de juros dos EUA mais uma vez em 0,25 ponto percentual.
“O que o mercado quer olhar de perto é o comunicado e o discurso de Powell [presidente do Fed], em que poderá ter alguma sinalização de quais serão os passos futuros do BC americano”, acrescentou a Guide.
Ainda no exterior, outro ponto que fica no radar é a China, após dados negativos do país terem aumentado as expectativas de que o governo do gigante asiático poderá dar suporte à sua economia.
Initial plugin text
Fonte: G1