Diversidade e inclusão: Vasco, Sport e Bahia concorrem ao prêmio da CONAFUT

Entre os dias 22 e 23 deste mês, no Espaço Fit, em São Paulo, acontece a sexta edição da CONAFUT, a Conferência Nacional de Futebol. Neste ano, como forma de celebrar e reconhecer a importância das ações extracampo, o congresso entregará o título de melhor programa de diversidade e inclusão do futebol brasileiro. Três expressivos clubes nacionais – Vasco, Sport e Bahia – estão no páreo para receber o certificado.

A escolha do título da categoria será avaliada com base nas ações realizadas pelos times em 2022. O Sport lançou diversas campanhas com foco no âmbito social no ano anterior. Entre as várias ativações da equipe pernambucana estão: o Ilha Plural, o Dia Das Mães no Leão, a gratuidade para Pessoas Com Deficiência (PCDs) nos jogos e a chegada da clínica Somar – referência no tratamento de autismo – para a Ilha do Retiro.

“Temos trabalhado muito duro nesse combate ao preconceito, com a implementação de processos e práticas no clube. É, portanto, motivo de enorme orgulho para nós estarmos concorrendo ao prêmio, que acredito também ser um reconhecimento ao que temos realizado. Sabemos que podemos fazer ainda mais, mas creio que estamos no caminho certo”, disse Roberta Negrini, vice-presidente de inclusão e diversidade do Sport.

Honrando o extenso passado de lutas sociais, o Vasco está entre os concorrentes ao título de clube mais inclusivo do país. Na última temporada, o  time cruzmaltino executou algumas ações com ênfase em minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Além do lançamento da camisa “Love is Love” em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIAP+, o time carioca entrou em campo com fogos de artifícios nas cores da bandeira da diversidade diante do Operário-PR, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O clube carioca também promoveu uma ação em prol do reconhecimento de paternidade ao jogar com “XXXXX” no lugar do espaço destinado aos nomes na camisa.

O Bahia, que fecha a lista dos possíveis vencedores do prêmio, também apresenta uma série de campanhas sociais no ano de 2022. O Tricolor utilizou as redes sociais para publicar mensagens contra o preconceito no Dia Internacional do Orgulho LGBT e apresentou o “Selo da Diversidade”, que apenas entidades que apresentam compromisso pela superação de toda forma de discriminação no mercado de trabalho recebem.

Outra ação exibida pelo clube baiano foi o “Torcedor Solidário”, lançado na partida contra o Guarani pela Série B. Em parceria com a Fundação José Silveira, o bicampeão brasileiro arrecadou alimentos para pacientes vítimas de tuberculose. Com pontos de coleta espalhados na Arena Fonte Nova, em Salvador, o time enviou diversos alimentos não perecíveis, como feijão, açúcar, farinha, arroz, macarrão, biscoito e óleo, para o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose.

Para definir o vencedor, a CONAFUT dividiu a votação em três categorias: participação popular pelo site, integrantes do congresso e especialistas escolhidos pela organização. Com mais de 20 horas de evento, outras sete premiações acontecem no local: CEO; executivo de marketing; executivo financeiro; executivo de futebol; projeto de futebol feminino; comissão técnica; departamento de análise de desempenho.

Deixe seu comentário



Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.