Como cientista dos EUA pretende bater recorde e viver 100 dias embaixo d’água

  • Author, Alessandra Corrêa
  • Role, De Washington para a BBC News Brasil
Dituri dentro do alojamento enquanto um grupo de mergulhadores posa para foto com ele do lado de fora

Crédito, Cortesia de Joseph Dituri, USF

Legenda da foto,

Dituri dentro do alojamento enquanto um grupo de mergulhadores posa para foto com ele do lado de fora

Foi ao longo de 28 anos como mergulhador da Marinha dos Estados Unidos que o doutor em engenharia biomédica Joseph Dituri, pesquisador e professor da Universidade do Sul da Flórida (USF), desenvolveu sua paixão pelo fundo do mar. Apelidado de Dr. Deep Sea (Dr. Mar Profundo), Dituri, de 55 anos de idade, conhece como poucos o ambiente marinho.

Na semana passada, Dituri, que é especialista em mergulho saturado (em grandes profundidades), iniciou um dos principais desafios de sua carreira: passar cem dias morando embaixo d’água. Durante o período, ele vai viver em um alojamento submerso a uma profundidade de cerca de nove metros em Key Largo, na Flórida.

Dituri quer bater o recorde mundial de mais tempo morando embaixo d’água, conquistado em 2014 por dois pesquisadores da Universidade do Tennessee, que passaram 73 dias no mesmo alojamento, chamado Jules’ Undersea Lodge.

“Mas essa não é a parte mais importante”, disse Dituri em entrevista coletiva ao apresentar o projeto, iniciado em 1º de março. Durante todo o período embaixo d’água, ele vai conduzir pesquisas sobre saúde, ambiente marinho e novas tecnologias, além de continuar a lecionar na universidade, em aulas online.

Fonte: Câmara dos Deputados

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.