O “carro do pão” está diferente na cidade de Penedo, na região do Baixo São Francisco, interior de Alagoas. Para tentar incentivar a população a aderir à vacinação contra a influenza, a prefeitura resolver distribuir pães. Isso mesmo. A campanha “Vacina no braço, pão na mão”, causou estranhamento na população com a doação de cinco pães para quem se imunizar.
Confiante, a Secretaria de Saúde acredita que a promessa de um pão quentinho depois de tomar a vacina possa atrair os que ainda resistem à vacina, fazendo com que o município atinja a meta de 90% de imunização. Apesar de os penedenses não estarem muito longe desse número, já tendo vacinado 82% da população.
Mas, será que a proposta vai atrair os moradores da cidade que precisam atualizar o cartão de vacinação? Para a prefeitura, a expectativa é positiva. Os pães são fabricados pela panificação escolar, da Secretaria de Educação, que fornece o alimento para a merenda escolar.
1.500 pães por dia – Em comunicado no site oficial, a gestão destacou que tem o compromisso de trazer inovações e soluções para garantir a saúde da população. “A Secretaria Municipal de Saúde de Penedo está levando a imunização para mais perto das pessoas, utilizando o ‘carro da vacina’ em bairros de Penedo, sempre a partir das 17h30, com uma equipe de saúde pronta para vacinar”, diz o comunicado.
Segundo a Secretaria de Saúde de Penedo, mais de 1,5 mil pães devem ser distribuídos para a população por dia, com cronograma definido para os próximos 10 dias. Ou seja, as primeiras 300 pessoas a procurarem um ponto de imunização já vão garantir o alimento para mais de uma refeição.
“A estratégia que visa proteger o povo de Penedo é uma parceria com o programa Educação Solidária, da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo realizar uma busca ativa de pessoas que ainda não tomaram a vacina. Dessa forma, a Prefeitura de Penedo evita que o vírus circule com facilidade no município. A novidade faz parte de uma série de ações estratégicas realizadas pela SEMS Penedo, após o Ministério da Saúde liberar a vacinação contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade”, completou a Prefeitura.
1.500 pães vão sair todos os dias da padaria escolar |