Subiu para 12 o número de famílias que precisaram deixar suas casas em um residencial na cidade de Satuba, na região metropolitana de Maceió, após o surgimento de duas crateras depois de chuvas no município. A Defesa Civil de Alagoas confirmou ao TNH1, na manhã desta sexta-feira, 02, que a área segue em monitoramento e avalia decretar situação de emergência.
A cratera, com aproximadamente oito metros de profundidade, sendo uma de 100m² e outra de 36m², se abriu durante a chuva que caiu na manhã de quinta-feira. O local foi logo isolado e 10 famílias foram removidas dos seus imóveis. Após nova avaliação, mais duas residências ficaram desocupadas.
De acordo com o chefe do setor de Desastres Naturais da Defesa Civil Estadual, Douglas Gomes, parte dos moradores foi para casa de familiares ou amigos, e outra parte foi direcionada para imóveis com aluguéis sociais pagos pela prefeitura de Satuba. O número exato de pessoas ainda será contado pelo órgão.
Um laudo confeccionado por engenheiros contactados pela Prefeitura de Satuba deve ficar pronto em breve e uma nova análise será realizada pelas autoridades competentes nesta sexta-feira. “Está sendo feita uma nova avaliação hoje, não no sentido se cabe o decreto, porque ele já cumpre os requisitos, pois têm danos humanos, materiais e ambientais, mas no sentido de exigir uma resposta de forma mais célere”, afirmou Gomes.
Por fim, a Defesa Civil destacou que o processo para reestabelecer o local que está danificado vai ser iniciado ainda hoje.