Com o Espaço da Mulher, PAM Salgadinho reforça atendimentos voltados à saúde feminina

O mês de março é marcado pela campanha de conscientização e enfrentamento ao câncer de colo do útero, denominada Março Lilás. Neste período de atenção especial à saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da busca pela prevenção entre as mulheres contra essa e outras graves doenças.

Para isso, a pasta conta com os serviços de saúde ofertados no Espaço da Mulher do Bloco C do PAM Salgadinho – um ambiente voltado ao cuidado da saúde feminina, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, câncer de mama, dentre outras patologias.

Funcionando desde 2020, o Bloco C conta com especialidades como Ginecologia, Enfermagem, Proctologia, Mastologia, Climatério, Psicologia e Serviço Social, além da realização dos procedimentos de Colposcopia, Anuscopia, Peniscopia, biópsia do colo, vulva e vagina, entre outros. O local também garante acesso ao público masculino que apresenta sintomas sugestivos de acometimento genital.

“O Bloco C disponibiliza serviços de saúde para promoção do cuidado à saúde da mulher e do homem também. Especificamente para as mulheres, a colposcopia vai possibilitar a visualização do colo do útero e de todo o canal vaginal. Um exame muito importante, assim como a citologia, que detecta a presença de lesões pré-cancerosas antes que elas se tornem um câncer. Por isso, a prevenção é o caminho que todas as mulheres devem percorrer”, destaca a coordenadora do Bloco C do PAM Salgadinho, Zara Moraes.

Segundo a diretora do PAM Salgadinho, Sarah Dominique, buscar a prevenção é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.

“O Março Lilás reforça a importância da prevenção contra o câncer de colo do útero. Por isso, queremos lembrar às mulheres que essa prevenção é fundamental para o diagnóstico oportuno, principalmente de neoplasias do trato genital. A busca pelo serviço ofertado deve ser realizada pelas usuárias e demais usuários, uma vez que, além da saúde da mulher, existe a possibilidade de diagnosticar patologias do trato genital masculino que implicam em adoecimento da mulher”, ressalta.

Como ter acesso aos serviços

Para ter acesso aos serviços do Bloco C do PAM Salgadinho, os usuários devem entrar em contato com o Pronto! – Sistema de Marcação e Regulação de Maceió, por meio do Whatsapp (82) 99321-7974, para realizar a marcação de consultas e exames.



Fonte: Câmara dos Deputados

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.