Em aviso meteorológico, divulgado na manhã desta sexta-feira, 19, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que a atuação de um cavado em altos e médios níveis da atmosfera, associado a condições de bloqueio atmosférico que também contribui para o deslocamento mais lento de um ciclone extratropical sobre o oceano, continua favorável à formação de áreas de instabilidade na faixa leste da Região Nordeste. O órgão reforçou que segue em monitoramento das condições meteorológicas atuais e dos modelos numéricos de previsão do tempo.
“As rodadas mais recentes desses modelos indicam a possibilidade de ocorrência de chuva de intensidade moderada nas regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco, no decorrer desta sexta-feira (19/05/2023), podendo se estender até domingo (21/05/2023)”, mostra trecho do aviso.
Ainda de acordo com o comunicado, a previsão de chuva insere o litoral que vai de Pernambuco a Sergipe nas próximas 48 horas. “Atenção especial para as regiões ambientais do Litoral e Baixo São Francisco do Estado de Alagoas”, destacou.
RISCOS ASSOCIADOS
A Semarh prevê chuva de intensidade fraca a moderada que podem persistir e gerar acumulados significativos em pontos isolados da faixa litorânea, incluindo região metropolitana de Maceió. Nas demais regiões ambientais, há possibilidade de chuva, porém sem risco.
As condições sinóticas seguem sendo monitoradas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo Website da SEMARH através dos links: https://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao e https://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico.