O maior prêmio de jornalismo sobre empreendedorismo chega à décima edição neste ano. O Sebrae Alagoas promoveu um encontro com jornalistas alagoanos na manhã desta quarta-feira, 03, com o objetivo de lançar oficialmente o novo Prêmio Sebrae de Jornalismo, como também para destacar a importância da mídia na divulgação dos negócios que fazem a diferença no estado. O evento no restaurante Café da Vila, no bairro de Ponta Verde, em Maceió, contou com a participação da analista de marketing e gestora da premiação, Myrna Pessoa, da gerente de marketing e comunicação, Fabrícia Carneiro Fernandes, do gerente adjunto de marketing e comunicação, Adalberto Lopes, e do assessor de comunicação, Guilherme Lamenha.
Adalberto Lopes, Myrna Pessoa, Guilherme Lamenha e Fabrícia Cordeiro Fernandes representaram o Sebrae Alagoas no lançamento do Prêmio de Jornalismo (Crédito: Kelvin Lopes/Assessoria Sebrae)
Com inscrições até o dia 5 de junho de 2023, a premiação tem o intuito de reconhecer o trabalho da imprensa em contar histórias de empreendedores, seja pela superação, pela estratégia, pela diferença que faz na sociedade ou pela geração de lucros que servem de motivação para muitos alagoanos que pensam em investir em pequenos negócios. O tema central desta edição é “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país.
“O Prêmio Sebrae de Jornalismo completa 10 anos e é um prêmio para reconhecer os profissionais da imprensa, que dão luz, dão voz e dão cor a tudo isso que a sociedade expressa no âmbito empresarial”, iniciou Myrna Pessoa.
Myrna Pessoa dá detalhes da premiação deste ano para os jornalistas do Estado (Crédito: TNH1)
“Estamos com um prêmio especial neste ano, de empreendedorismo social, justamente por tocar na tônica: o que meu negócio está fazendo para além de gerar dinheiro? É um prêmio especial, não há inscrição para ela, a verdade que é uma avaliação que vai ser feita em todas as categorias inscritas. A gente tem a categoria de vídeo, de áudio, de fotojornalismo, e qualquer dúvida é só acessar o site do prêmio“, complementou.
A analista de marketing Myrna Pessoa destacou a importância da mídia na cobertura de negócios transformadores para a sociedade (Crédito: Kelvin Lopes/Assessoria Sebrae)
O superintendente do Sebrae em Alagoas, Vinícius Lages, também conversou com a imprensa por meio de vídeo. Ele destacou a importância do Prêmio Sebrae e dos jornalistas que dão espaço para o público mostrar o seu trabalho. “O Prêmio Sebrae de Jornalismo completa 10 anos e tem uma importância muito grande. Hoje temos mais de 5 bilhões de pessoas que publicam diariamente todas as informações que, por vezes, são relatadas e analisadas pela imprensa. A gente sabe da importância do profissional de jornalismo em fazer a leitura cuidadosa dos fatos, com profissionalismo, e vocês vêm fazendo. Esperamos contribuir para o Prêmio Sebrae de Jornalismo, trazendo esse olhar cuidadoso de oportunidades”.
O superintendente Vinícius Lages participou do encontro e destacou o trabalho de parceria com a imprensa (Crédito: Kelvin Lopes/Assessoria Sebrae)
Importância do jornalismo para o empreendedorismo – Durante o café da manhã, Myrna Pessoa também deu destaque para relação entre o Sebrae Alagoas, que proporciona o desenvolvimento econômico e a competitividade de micro e pequenas empresas, e a mídia, no trabalho de divulgar estas histórias que chamam a atenção do grande público.
“O Café do Sebrae é uma proposta para realmente chegar junto da imprensa, dos formadores de opinião, seja eles de qualquer plataforma, para saber que o Sebrae tem oportunidades de pauta do que fazemos todos os dias. Nossa razão de ser são os pequenos negócios, que vão além de donos de empresas formais. A gente trabalha com projetos transformadores, de uma educação empreendedora à grandes indústrias, que trabalham com um fundo pequeno e agregam valor no produto final. Então a gente tem o agronegócio, tem a indústria, tem serviços, como escolas… A gente tem muita coisa, inclusive startups. Temos muitos projetos de inovação digital. Tudo isso é oportunidade de mostrar para a sociedade que os pequenos negócios, que esses empreendedores em raiz, o que eles podem fazer pelo Estado”, destacou.
Jornalistas alagoanos acompanham a solenidade de lançamento do Prêmio Sebrae de Jornalismo (Crédito: Kelvin Lopes/Assessoria Sebrae)
“A gente tenta enxergar um pouco além. É uma das nossas missões, ver o cenário, estudar ele e oferecer as oportunidades para quem chega ao Sebrae. São oportunidades para ficar competitivo no negócio, alguém que queira abrir um negócio, ou recuperar um negócio… Então temos todos os cenários. E temos muitos jovens que enxergam o empreendedorismo para além de negócio, que enxergam como uma mola de transformação social. Tem gente pensando em apps, para solucionar problemas na vida real. Isso não é ficção científica, as pessoas estão fazendo isso. O Sebrae tem projetos voltados para isso também”, finalizou a analista de marketing do Sebrae.