Declarações ‘nos deixaram muito preocupados e apreensivos’, diz Associação dos Ucranianos em Portugal em carta a Lula
Ucranianos protestam contra Rússia em frente à embaixada brasileira em Lisboa

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Ucranianos protestam contra Rússia em frente à embaixada brasileira em Lisboa

As recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia “nos deixaram muito preocupados e apreensivos”, diz a Associação dos Ucranianos em Portugal em carta endereçada ao petista e entregue na noite desta sexta-feira (21/4) a representantes do governo brasileiro.

Segundo disse à BBC News Brasil o presidente da entidade, Pavlo Sadokha, ele foi convidado a entregar o documento ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e ao embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva.

Macêdo confirmou a jornalistas que recebeu a carta. “Respeitamos a posição do continente europeu, dos países que estão de alguma forma no conflito. Mas a posição do Brasil é de neutralidade, por uma razão muito simples: se o Brasil tomar partido, perde a autoridade política de juntar pares e países para encontrar um caminho para a paz”, disse.

Segundo ele, a pedido de Lula, o ex-chanceler Celso Amorim, atual assessor especial da Presidência, vai visitar a Ucrânia. Ainda não há data para a visita.

Fonte: Câmara dos Deputados

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.