Uma fiscalização a transportes turísticos em Maragogi, feita pelo Governo de Alagoas, nesta quinta-feira (20), flagrou onze veículos sem o acompanhamento do guia regional. A operação, coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) e o Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singetur/AL), é a segunda realizada em 2023.
Segundo a superintendência de Infraestrutura e Logística para o Turismo da Setur, veículos de transporte turístico, como ônibus, vans e micro-ônibus provenientes outros estados precisam cumprir as leis federal nº 8.623 e estadual nº 6.943, que estabelecem a obrigatoriedade de guia de turismo regional em excursões, passeios e viagens por Alagoas. Os veículos flagrados serão autuados pelo Procon.
“Iniciativas como essa estão previstas para acontecer regularmente em todo o Estado. As leis federal e estadual garantem a necessidade e obrigatoriedade da presença dos guias de turismo nas excursões a Alagoas e, com isso, pretendemos nos certificar de que a experiência dos turistas em terras alagoanas seja completa e de excelência”, pontua a superintendente de Infraestrutura e Logística para o Turismo, Sandra Villanova.
A reportagem do TNH1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Maragogi, e o espaço segue em aberto para manifestação.