Prefeitura de Maceió recolheu mais de 184 toneladas de resíduos no período de Carnaval

Durante os cinco dias de carnaval, não só as atrações musicais deram show nos blocos e palcos espalhados por Maceió. Os garis e cooperados da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) também se destacaram pelo ótimo serviço prestado, mantendo vias e espaços públicos limpos e confortáveis para os foliões. Ao todo, foram mais de 184 toneladas de resíduos coletados, incluindo os recicláveis que receberam a destinação correta atráves da coleta seletiva.

Para os dias de festa, a Sudes montou uma programação especial, que contava com mais de 200 agentes de limpeza e o retorno da campanha Coleta Seletiva é Massa, sucesso no São João Massayó e também no Festival Verão Massayó, que manteve cerca de 100 cooperados da Coopvila, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes realizando a coleta de recicláveis, para evitar o acúmulo de lixo nos locais de blocos e que, consequentemente, poderiam acabar parando nos córregos, bueiros e nas praias da capital.

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, destaca mais uma participação das cooperativas nos grandes eventos da cidade. “Mais uma vez sentimos o quanto é necessário essa campanha atuar nos eventos da Prefeitura de Maceió. São diversas toneladas recolhidas e destinadas para o local correto, evitando que destruam a beleza das ruas e praias da nossa cidade, e acima de tudo, preservando o meio ambiente”, disse.

Na terça-feira (21) de carnaval, os garis tiveram a oportunidade de aproveitar o dia ao som do grupo É o Tchan, no Bloco dos Garis. A atração seguiu pelas ruas do bairro de Jaraguá arrastando diversos profissionais que esbanjavam alegria e simpatia.

Rafaela Brito, coordenadora dos parques e uma das responsáveis pela logística do bloco, fala da satisfação de contribuir para um dia de lazer merecido destes trabalhadores. “Nós que convivemos com eles sabemos o quanto eles trabalham para manter nossa Maceió limpa e organizada. É justo que eles ganhem um momento para se divertir e ser aclamado por todos os foliões. São guerreiros, que estão debaixo de sol e chuva exercendo uma profissão digna e que interfere tanto na vida de cada maceioense”, afirmou.

Um dos garis mais animados da festa era o Felipe Araújo, famoso pela alegria e pelas participações ao lado de cantores renomados no São João e no Verão Massayó.

“Tenho orgulho de ser gari e de poder contribuir para as festas da Prefeitura. São momentos de alegria, sempre ao lado do meu amigo Bira, onde nós trabalhamos e curtimos, tendo um dia mais leve e feliz”, revelou.

Durante as prévias carnavalescas, a Sudes também teve papel importante na limpeza dos locais de festa, atuando com mais de 160 garis e retirando das ruas mais de 170 toneladas de lixo. Após o fim de cada dia de atração, o órgão utilizou caminhões compactadores e motocoletoras para recolher os resíduos, além de um caminhão pipa, responsável por higienizar as vias.



Fonte: Câmara dos Deputados

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.