Imposto de Renda: isenção deve ser informação pública, como salário de servidor, diz Pedro Nery
Pedro Fernando Nery

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, ‘O que me motiva é olhar a ciência, a realidade, a experiência internacional e não pensar tanto em ideologia’, diz o economista Pedro Fernando Nery

  • Author, Thais Carrança
  • Role, Da BBC News Brasil em São Paulo

Se qualquer um pode ver o salário de cada servidor público ou os valores recebidos por beneficiários do Bolsa Família – ambos nominalmente – no Portal da Transparência do governo federal, por que não é possível ver o quanto alguém está sendo isentado de pagar impostos, ou pelo menos saber a alíquota efetiva que um grande empresário ou um artista está pagando?

A provocação é do economista Pedro Fernando Nery, em seu novo livro Extremos: Um mapa para entender as desigualdades no Brasil, que chega às livrarias nesta terça-feira (16/4) pela Zahar/Companhia das Letras.

No livro, Nery visita oito destinos do Brasil que marcam extremos de desigualdade e discute reformas possíveis para mudar esse quadro.

“Por que o sigilo fiscal de alguém muito rico é tão mais valioso do que a privacidade de uma dona de casa na periferia de São Paulo, por exemplo?”, questiona Nery, em entrevista à BBC News Brasil.

Fonte: Câmara dos Deputados

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.