Textor usa ‘inteligência artificial’ e cita quais jogos teriam sido manipulados a favor do Palmeiras no Brasileirão
Depois de garantir ter “evidências pesadas” de que o Palmeiras foi favorecido nas campanhas de 2022 e 2023 do Campeonato Brasileiro, John Textor foi além e apontou nesta segunda-feira (1º) à noite quais os jogos em que o Verdão foi supostamente beneficiado. De acordo com o empresário norte-americano e dono da SAF do Botafogo, as…
Depois de garantir ter “evidências pesadas” de que o Palmeiras foi favorecido nas campanhas de 2022 e 2023 do Campeonato Brasileiro, John Textor foi além e apontou nesta segunda-feira (1º) à noite quais os jogos em que o Verdão foi supostamente beneficiado.
De acordo com o empresário norte-americano e dono da SAF do Botafogo, as partidas manipuladas favoravelmente ao Palmeiras foram as vitórias por 4 a 0 sobre o Fortaleza, em 2 de novembro de 2022, e por 5 a 0 sobre o São Paulo, em outubro de 2023.
Textor afirma que, para chegar a essas conclusões, fora usados “grandes especialidades e inteligência artificial”, que apontaram comportamentos anormais de jogadores de Fortaleza e São Paulo nas partidas citadas.
Segundo o relatado pelo norte-americano, quatro jogadores do Fortaleza exibiram “desvios anormais em situações-chave” que acabaram em gols do Palmeiras. No clássico com o São Paulo, foram, ainda de acordo com Textor, cinco os atletas que “ultrapassaram os limites”.
“Deve ficar claro que as provas não estabelecem o motivo, nem sugerem que qualquer clube tenha sido responsável pela manipulação para além dos jogadores específicos identificados”, descreve o relatório apresentado pelo dono da SAF do Botafogo nesta segunda-feira.
O empresário também relata que, no primeiro exemplo, entre Palmeiras e Fortaleza, a CBF recebeu dois e-mails em maio de 2023 que alertavam a “óbvia manipulação do jogo”, mas não reagiu.
Textor também diz que não divulgará o nome dos jogadores acusados e só apresentará tais provas a procuradores e investigadores governamentais.
Essa não é a primeira vez que Textor acusa o Palmeiras de ser beneficiado nos últimos anos. Em março, o dono da SAF do Botafogo falou sobre “corrupção de arbitragem” no futebol nacional e citou o jogo entre Verdão e Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro 2022, dizendo que enviou provas à CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Em nota oficial, o Palmeiras repudiou as declarações do norte-americano e comunicou que iria processá-lo nas esferas cível, criminal e esportiva.