Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu, na tarde desta quinta-feira (7), em Brasília, lideranças indígenas de povos de territórios localizados no estado de Alagoas. A comitiva foi recepcionada pela presidenta-substituta, Lucia Alberta; a diretora de Proteção Territorial, Janete Carvalho; e pela coordenadora-geral de Licenciamento Ambiental, Júlia Paiva.
O diálogo contou com a presença de lideranças indígenas dos povos Kariri Xocó, Wassu Cocal e Geripankó, que também representaram as comunidades Tingui Botó, Xokó e outras. Entre as pautas tratadas na reunião esteve a questão fundiária e o processo de demarcação de territórios.
A diretora de Proteção Territorial enfatizou que a Funai tem atuado para avançar nos processos de demarcação de terras indígenas. “Queremos chegar em 2026 sem a fila que encontramos em 2023. Para isso, nós estamos trabalhando a todo vapor no que precisamos fazer”, declarou. Janete Carvalho comentou que há mais de 130 grupos de trabalho do órgão indigenista em campo.
A presidenta-substituta e diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta, reforçou que a Funai tem ouvido as demandas dos povos indígenas e buscado executar ações que contribuam com o bem viver nas comunidades.
“Nós vamos caminhar para apoiar ações para que vocês tenham autonomia econômica e financeira. Sabemos que as ações são necessárias, mas é preciso ter autonomia”, pontuou Lucia Alberta.