Um novo aviso meteorológico foi divulgado, nesta semana, pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SPDEN/SEMARH/AL). O órgão informou que monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo, e as rodadas mais recentes desses modelos indicam a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva nas regiões Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste de terça-feira (20), com previsão de se estender até quinta-feira (22).
A chuva deve ser de intensidade fraca a moderada que pode persistir e gerar acumulados significativos em pontos isolados das regiões citadas acima. Há risco para alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, destelhamentos de casas e edificações, bem como risco para deslizamentos em áreas de encosta.
Ainda de acordo com o comunicado, há possibilidade de chuva nas outras regiões ambientais do estado, porém, sem risco até o presente momento. É o caso da capital Maceió, que amanheceu debaixo de chuva nesta quarta-feira.
A Semarh-AL explicou que as condições atmosféricas em médios e altos níveis favorecem a formação de áreas de instabilidade no centro-leste da Região Nordeste do Brasil.
“A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Caso haja intensificação das condições meteorológicas e/ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, será emitido alerta meteorológico ou alerta hidrometeorológico”, destacou.