A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, que monitora as condições meteorológicas e os modelos numéricos de previsão do tempo, informou neste domingo (18) que as avaliações de dados mais recentes indicam a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva em todas as regiões ambientais de Alagoas, podendo se estender até esta segunda-feira (19).
Segundo o monitoramento, a atuação de um cavado em baixos níveis da atmosfera favorece a ocorrência de pancadas de chuva na costa leste da Região Nordeste do Brasil. Nas próximas 24 horas, há previsão de expressivos acumulados de chuva em parte das regiões de Alagoas: Sertão, Sertão do São Francisco, Agreste, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió.
Ocorrência de pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada que podem persistir e gerar acumulados significativos podendo ser acompanhada de trovoada em pontos isolados de todo o estado de Alagoas. Há risco para alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, destelhamentos de casas e edificações, bem como risco para deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões ambientais de Alagoas, também há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.
A Superintendência segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.