spot_img
spot_img

Quais os próximos feriados de 2024? Veja o calendário nacional

Em:

Compartilhe


Com o fim do Carnaval se aproximando, muita gente já está pensando nas próximas folgas do ano. 2024 terá poucos feriadões prolongados. Confira, nesta reportagem, quais feriados estão por vir. Calendário 2024
Jéssica França/g1
Com o fim do Carnaval se aproximando, muita gente já está de olho no calendário de feriados que vêm a seguir. Se você é da turma que já está planejando a próxima folga, é bom ficar de olho nas datas para aumentar as possibilidades de esticar os dias de descanso.
O g1 preparou um calendário com os pontos facultativos e feriados em 2024 (confira abaixo). O governo federal publicou a portaria com a lista oficial em dezembro.
No entanto, é melhor não criar expectativas. O ano terá poucos “feriadões” prolongados. Dos dez feriados nacionais, só será possível estender as folgas em três deles, e um já passou (Dia de Confraternização Nacional, em 1º de janeiro).
E, lembrando, carnaval não é feriado. O período entre os dias 12/02 e 14/02 (até 14h) é considerado ponto facultativo pelo governo federal.
Ou seja, restam apenas dois feriados que são vizinhos de fins de semana: Paixão de Cristo e Proclamação da República.
2024 terá menos feriados nacionais em dias úteis
g1
Ao todo, sete feriados cairão em fins de semana (Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Dia do Trabalho, Consciência Negra e Natal).
Vale lembrar ainda que, neste ano, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) passou a ser um feriado nacional. A decisão foi aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Lula.
Antes, a data não fazia parte do calendário nacional e nem era considerada ponto facultativo nacional. A folga dependia de lei municipal ou estadual.
Ponto facultativos e feriados locais
Além dos feriados nacionais, o calendário acima mostra os oito pontos facultativos, que serão cumpridos pelos órgãos e entidades da administração pública federal.
As autoridades municipais e estaduais também podem determinar em lei que pontos facultativos nacionais, como Corpus Christi, sejam feriados locais. Assim, quem tiver direito a descansar nesse período terá um feriado prolongados a mais em 2024.
Outras datas comemorativas em estados e municípios poderão ser incluídas localmente. Porém, a portaria estabelece que serviços essenciais não serão prejudicados pelas datas.
‘Feriadões’ de 2024: veja as folgas previstas
Assista também:
Em dias de greve, posso faltar no trabalho? Veja o que a lei diz
Sábado é dia útil? Veja o que diz a lei

Fonte: G1

Assine Grátis

spot_img

Últimas

Leia Mais
Notícias