Alagoas conheceu nesta sexta-feira (19) os vencedores do Prêmio Ser Humano Nise da Silveira, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), iniciativa que coloca foco sobre empresas que valorizam pessoas e trabalham pelo desenvolvimento sustentável.
A cerimônia de premiação foi realizada no Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas, mas antes os trabalhadores de Recursos Humanos receberam um grande presente, com um convite para prestigiar a exposição Van Gogh 8k e se inspirar na genialidade do pintor, tido como um dos mais expressivos do século XIX.
Conforme a presidente da ABRH Alagoas, Jennifer Lins, o Prêmio Ser Humano é uma iniciativa a princípio da ABRH Brasil, que é reproduzido também nas seccionais em vários estados.
“A ideia é que as empresas ou pessoas se inscrevam, passem por um crivo de avaliadores previamente selecionados pela ABRH Brasil, e hoje a gente está aqui para justamente fazer a entrega desses resultados, em virtude dessas práticas que foram apresentadas. A gente percebe que no ano de 2023, a gente teve um aumento no número de trabalhos inscritos e também uma maturidade nas práticas apresentadas. É como se as pessoas, além de estarem melhorando as suas práticas, estão mais antenadas também com essa lógica de premiação, de como se inscrever, como defender suas ações, como apresentar os resultados. Eu acho que isso é positivo porque a gente vai se aproximando de um nivelamento nacional, podendo competir tanto pelo prêmio da ABRH Brasil, como também o prêmio da América Latina”, detalhou a gestora.
A premiação considerou trabalhos nas categorias Desenvolvimento, Excelência Organizacional e ESG (Environmental, Social and Governance) – sigla em inglês que representa sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas empresas.
“A empresa premiada aqui em Alagoas, ela tem que ter em mente que ela não para por aqui, ela ainda pode concorrer nacionalmente e ainda pode concorrer na América Latina. A principal ferramenta do prêmio é valorizar e reconhecer a área de Recursos Humanos. Eu acho que o profissional de Recursos Humanos, ele tem poucos momentos como esse de valorização ao seu trabalho, a sua entrega para a organização. E, por sua vez, a organização também vai ter esse ganho, porque o prêmio vai estar atrelado à marca das empresas. Significa dizer que ela tem práticas. Ela não é perfeita, mas ela tem práticas que valorizam a gestão de pessoas”, acrescentou a presidente da ABRH Alagoas.
Equipe de Recursos Humanos da Algás. Foto: Eberth Lins / TNH1 |
A Algás conquistou o 1º lugar na modalidade excelência organizacional, com o Programa Pause, uma iniciativa de atenção à saúde mental dos colaboradores. “Que alegria, que honra! Estou muito feliz em receber esse reconhecimento em nome de toda a equipe. Feliz também por trazer o tema saúde mental como pauta estratégica, tudo que a gente faz é com muito amor, porque a gente acredita”, destacou Renata Cappi Mariani, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Algás.
Veja abaixo todos os vencedores do Prêmio Ser Humano Nise da Silveira
Modalidade Excelência Organizacional – Reconhece os trabalhos implantados em organizações alagoanas, que melhorem a gestão, a qualidade e a eficiência dos serviços relativos à gestão de pessoas.
1º Lugar – Algás
2º lugar – Grupo Krona
3º lugar – Equatorial Alagoas
Modalidade Desenvolvimento – Reconhece trabalhos que melhorem o desenvolvimento de pessoas e organizações
1º lugar – Algás
2º lugar – Grupo Krona
3º lugar Unimed Maceió
Modalidade ESG – Reconhece ações referentes ao meio ambiente, ao social e à governança
2º lugar – Equatorial Alagoas
1º lugar – Grupo Krona
Modalidade jovem – Reconhece trabalhos de caráter técnicos e científicos referentes à gestão de pessoas e produzidos por estudantes de graduação e pós-graduação
Marília Floering Breda de Oliveira, psicóloga