Em comunicado ao mercado divulgado na última terça-feira (16), o Grupo Equatorial Energia anunciou o novo presidente da Equatorial Alagoas, que passará a ser liderada pelo engenheiro eletricista Fernando Pompeu, em substituição de Humberto Soares que assumirá novos desafios no grupo. Com mais de 25 anos de carreira no setor elétrico, o novo gestor atuava como Superintendente de Operação no estado do Pará desde o ano de 2021 e passará a ocupar a nova posição na Distribuidora, que atualmente atende cerca de 1,3 milhão de consumidores nos 102 municípios alagoanos.
No setor de distribuição de energia elétrica, Fernando Pompeu teve a oportunidade de atuar em diversas áreas: Engenharia, Comercial, Relações Institucionais e Auditoria. Com pós-graduações em MBA de Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Formação de Executivos pela FDC, o novo gestor também tem destaque na liderança à frente de grandes times técnicos, de especialistas e Gestores das áreas de Operação, Manutenção, Expansão entre diversas outras áreas.
Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (17), na sede da Distribuidora em Maceió, o novo gestor parabenizou Alagoas pelas conquistas alcançadas desde o início da concessão e ressaltou o trabalho desenvolvido por Soares e que dará continuidade a tudo que foi construído e buscará novas conquistas para o estado e melhorias no fornecimento de energia elétrica ofertada aos alagoanos.
Já Humberto Soares, que esteve à frente da empresa desde quando o Grupo Equatorial chegou a Alagoas continuará o legado no grupo, em substituição de Hélio Reinaldo, que até então ocupava a posição de Diretor Presidente da Equatorial Piauí e renunciou ao cargo para assumir a diretoria da Echoenergia.
“O meu sentimento é de gratidão pelo tempo em que estive à frente da Equatorial Alagoas, um estado que me acolheu e o qual tenho orgulho de ter contribuído para o seu desenvolvimento por meio de investimentos que hoje são reflexos na qualidade do fornecimento de energia elétrica que é entregue aos consumidores, além de diversas ações sociais que foram realizadas ao longo desses anos que fizeram a diferença na vida de inúmeras famílias”, destacou Soares.
Humberto é economista, formado pelo IBMEC/RJ e possui MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica pela FGV. O executivo está há mais de 18 anos no grupo Equatorial e iniciou sua experiência no grupo em 2005, na então Companhia Energética do Maranhão (CEMAR).
Participou do turnaround na Equatorial Maranhão, antiga (CEMAR) e da Equatorial Pará, antiga (CELPA). Na Equatorial Maranhão foi Diretor Financeiro de 2012 a 2016, e na Equatorial Pará ocupou o mesmo cargo de 2016 até 2018. Assumiu a presidência da Equatorial Alagoas, em março de 2019, quando o Grupo Equatorial assumiu a concessão do serviço no Estado.