Profissionais da Educação do Estado realizam, desde o último dia 12, o procedimento de recenseamento após convocação do Governo de Alagoas para atualização de cadastros. Eles se concentram no ginásio do Centro de Desporto e Recreação (CDR), no Cepa, em Maceió, onde aguardam atendimento, mas na última quarta-feira (20), houve registro de tumulto e reclamações dos trabalhadores com relatos de superlotação e de más condições de estrutura no local.
Segundo os servidores do Estado, mais de 2 mil fichas foram distribuídas e houve demora no atendimento, assim como os profissionais precisavam ficar bem próximos uns dos outros, enquanto aguardavam o procedimento. Parte deles também reclamou da falta de estrutura do ginásio e sugeriu que o recenseamento fosse realizado de forma remota.
Servidores enfrentaram filas longas para atendimento (Crédito: Reprodução/TV Pajuçara)
O professor George, que reside em Mata Grande, no Sertão do Estado, informou que precisou sair de casa durante a madrugada para chegar na capital a tempo de concluir o procedimento ainda pela manhã. Ele destacou que apesar de ter chegado às 7h30 no ginásio, tinham mais de 600 pessoas na sua frente.
“Nós acordamos às 3h da manhã e chegamos em Maceió por volta das 7h30. E consegui pegar uma ficha, a 651, nesse horário. Conversei com uma colega, e ela disse que conseguiu pegar uma ficha de 2 mil, 300 e alguma coisa. É um deslocamento que precisamos fazer, e precisamos entender o sentido desse censo. Será que não poderia ser feito on-line? Ou nas próprias gerências regionais? Fica a dúvida”, disse.
O educador George mora em Mata Grande e acordou de madrugada para chegar cedo em Maceió (Crédito: Reprodução/TV Pajuçara)
Já a professora Marciana, de Maribondo, que também chegou no início da manhã, reclamou dos transtornos causados pela chuva, e disse que os profissionais ainda tiveram que encarar falta de energia no local por um momento. “Em uma era de tecnologia, o professor vir aqui, enfrentar chuva, falta de energia… É totalmente desnecessário isso para pegar um documento. Tem gente de todo lugar, quase 3 mil pessoas”, afirmou.
A professora Marciana saiu de Maribondo para ser atendida em Maceió (Crédito: Reprodução/TV Pajuçara)
A educadora Ana, que está gestante, também destacou a dificuldade para conseguir o atendimento. “Saímos de Igaci, de ônibus alugado… Não é fácil, não. Pelo amor de Deus, a minha menina está quase nascendo”, destacou.
Grávida, a educadora Ana, de Igaci, aguardou atendimento em Maceió (Crédito: Reprodução/TV Pajuçara)
Nesta quinta-feira (21), um servidor enviou um vídeo para a redação do TNH1 para mostrar que as pessoas lotaram o ginásio por mais um dia. Mais duas mil fichas foram distribuídas para atendimento. Assista abaixo:
O que diz a Seduc – A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que tem adotado providências para garantir o recenseamento de todos os servidores, de acordo com o calendário que tinha sido previamente divulgado pelo órgão.
A Seduc reforçou que equipes estão em campo para solucionar os problemas identificados no ginásio do CDR, para dar mais conforto aos presentes e para facilitar o atendimento em tempo hábil. Também houve reforço no quantitativo de servidores que estão trabalhando nesse atendimento presencial.
O órgão explicou ainda que o censo teve início no dia 12 de dezembro, com o atendimento sendo direcionado aos servidores das gerências de Maceió. A partir do dia 19, o atendimento foi ampliado para os servidores de gerências do interior. Quem ainda não foi ao ginásio tem até o dia 26 deste mês, prazo estipulado pela Seduc.
Veja a nota abaixo:
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa ter adotado todas as providências necessárias no sentido de garantir que todos os servidores sejam recenseados conforme o calendário previamente divulgado pela secretaria.
Em tempo, a Seduc esclarece também que já acionou as equipes de engenharia para solucionar os problemas identificados no ginásio do Centro de Desporto e Recreação (CDR), localizado no Cepa, em Maceió, onde a secretaria concentrou as atividades para conferir maior conforto e fluidez aos atendimentos.
Outrossim, a Seduc informa, ainda, que o censo segue até a próxima terça-feira, dia 26, não havendo, por ora, a possibilidade de prorrogação.