Mais um domingo em Alagoas foi marcado por ocorrências de violência contra a mulher. Ao todo, nesse dia 17, a Polícia Militar contabilizou sete ocorrências do tipo nas últimas 24 horas, com crimes de ameaça, lesão corporal e descumprimento de medida protetiva. Um número expressivo de casos de violência contra a mulher havia sido registrado no último dia 26 de novembro.
O local onde mais houve registros destes casos foi Maceió. A capital teve cinco das sete ocorrências, representando 71,4% do total. As demais ocorreram em Rio Largo, na Região Metropolitana, e em Arapiraca, no Agreste.
Fogo nas roupas – Em um dos casos, um homem foi preso após agredir a esposa, atear fogo nas roupas dela e quebrar a televisão da casa, no bairro do Jacintinho. Ele foi levado à Central de Flagrantes, no Pinheiro.
Olho roxo – A filha de uma moradora do Barro Duro levou a polícia até a casa onde mora para mostrar a situação em que a mãe se encontrava. A mulher estava com um dos olhos roxo e bastante inchado, e contou aos militares que o hematoma foi causado pelo companheiro.
O suspeito chegou a resistir à prisão, mas foi algemado e levado à Central, onde foi autuado por lesão corporal dolosa. A vítima foi levada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jacintinho, onde recebeu atendimento médico.
Descumprimento de medidas protetivas em Maceió – Duas ocorrências envolvendo descumprimento de medidas protetivas foram registradas na capital, uma no Prado e outra na Chã da Jaqueira. Ambas envolviam ex-companheiros das vítimas.
A da parte alta se tratou de uma mulher de 25 anos que ligou para a Central relatando que o ex estava na festa da sobrinha dela, jogando pedras nas pessoas e causando tumulto no local.
Quando os policiais chegaram, o suspeito, de 26, estava em cima da moto tentando fugir. Segundo os militares, ele estava nervoso e precisou ser algemado para ser levado à Central, onde também foi autuado por ameaça.
Já o caso da parte baixa foi o caso de uma mulher que relatou que o ex a ameaçou dizendo que ia “passar por cima dela com um carro”, se ela não voltasse a se relacionar com ele. O homem estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica e foi localizado e preso pela PM, após fugir do lugar.
Violência doméstica – Mais um registro no Jacintinho. Uma vítima de 41 anos foi agredida pelo companheiro, de 36, ficando com algumas escoriações. Ambos foram levados à Central, onde o suspeito foi autuado por lesão corporal e ameaça.
Interior – Em Rio Largo, uma mulher de 30 anos foi vítima de lesão corporal pelo companheiro, também de 30 anos, na região da Mata do Rolo. O homem foi preso.
E, em Arapiraca, os militares da Patrulha Maria da Penha foram acionados para um caso de descumprimento de medida protetiva no bairro Canafístula. O suspeito tinha um mandado de prisão em aberto. Ele foi detido e encaminhado ao Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.