O ‘golpe’ que Chelsea tentou no Manchester United antes de virar potência
Manchester United e Chelsea se enfrentam nesta quarta-feira (6), às 17h15 (de Brasília). Em crise, ambos os clubes buscam reviver os anos de glória, quando a dupla chegou a protagonizar a grande rivalidade da Premier League e decidindo uma final de Champions League. Esse período, porém, poderia ter sido bem diferente. Isso porque, em 2003,…
Manchester United e Chelsea se enfrentam nesta quarta-feira (6), às 17h15 (de Brasília). Em crise, ambos os clubes buscam reviver os anos de glória, quando a dupla chegou a protagonizar a grande rivalidade da Premier League e decidindo uma final de Champions League. Esse período, porém, poderia ter sido bem diferente.
Isso porque, em 2003, quando Roman Abramovich assumiu o Chelsea, seu treinador dos sonhos era, simplesmente, Sir Alex Ferguson, lenda do Manchester United.
“Eles usaram um agente para me abordar quando Abramovich assumiu o clube pela primeira vez. E eu disse: sem chance. Eu sempre volto a esse ponto – por que você iria embora? Onde está o maior desafio? E o problema dos desafios é que, depois de ganhar algo, você não pode viver disso. Não no Manchester United – você tem que vencer o próximo”, explicou Fergie em 2013, em entrevista ao jornal Daily Mail.
“E esse é o desafio. Manter aquela consistência de vencer que é uma mentalidade que tenho. Cada vez que ganhávamos a Premier League celebrávamos à noite – o dia seguinte era outro dia para mim. Para onde vamos avançar?”, seguiu.
“Então, quando os clubes vieram até mim e me ofereceram empregos, pensei comigo mesmo: ‘Onde está o maior desafio?’ Criar história no United ou tentar criar em outro lugar quando teria que começar de novo e desenvolver as filosofias que tinha quando cheguei ao United”, completou.
Abramovich seguiu com Claudio Ranieri por mais um ano e, na sequência, fechou com José Mourinho, comandante que faria história com dois títulos consecutivos da liga, além de mais algumas Copas.
Ferguson ainda teria mais 10 anos no United, onde conquistaria a liga mais cinco vezes e uma Champions League justamente em cima do Chelsea. Desde a sua saída, porém, o clube nunca mais se sagrou campeão nacional, conquistando mais seis títulos, sendo o mais recente a Copa da Liga Inglesa da última temporada.