Em Alagoas, 30,1% dos candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 não fizeram a prova nesse último domingo (5). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), logo após o encerramento do 1° dia de provas.
Ao todo, 82.764 candidatos alagoanos se escreveram para o Enem 2023. A abstenção na primeira etapa da prova corresponde a aproximadamente 24.911 candidatos. Outros 57.853 inscritos estiveram presentes nos postos de aplicação do exame e fizeram as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.
Ainda segundo o balanço parcial apresentado pelo Inep, 71,9% dos candidatos participaram do primeiro dia de provas, nesse último domingo, em todo o Brasil. A porcentagem de abstenção nacional ficou em 28,1%.
O estado com mais abstenção foi o Amazonas, com 44%. Já o estado do Ceará registrou o menor índice de abstenção (25,1%).
Reaplicação – Segundo o Ministério da Educação, o prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 13 a 17 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.
Ocorrências e participantes eliminados – Segundo o presidente do Inep, Manuel Palácios, o primeiro dia de provas registrou um número pequeno de ocorrências, se comparado com anos anteriores. Ao todo, 4.293 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Outras 905 pessoas foram afetadas por problemas como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.