A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou, nesta segunda-feira (2), a Campanha Nacional de Multivacinação 2023, que visa aumentar a cobertura vacinal dos imunizantes de rotina para crianças e adolescentes até 15 anos de idade. A cerimônia foi realizada na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no bairro Farol, em Maceió, e contou com a presença de representantes dos 102 municípios alagoanos e do Ministério da Saúde (MS).
O evento contou, ainda, com a presença de um convidado ilustre: o personagem Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, que posou para fotos. O dia principal de mobilização em Alagoas será o 7 de outubro e a campanha vai ocorrer até o dia 14 deste mês.
Para imunizar as crianças e adolescentes, os pais devem se informar sobre os locais e horários de vacinação com as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), que são as responsáveis pela aplicação dos imunizantes, conforme destacou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. “O Zé Gotinha é um ícone da saúde e está no coração de todos os alagoanos. Sua presença ajuda, e muito, a atrair crianças e adolescentes para serem imunizados”, ressaltou o gestor da saúde estadual.
O secretário executivo de vigilância em saúde, médico Marcos Holanda, destacou que a Campanha Nacional de Multivacinação 2023 marca o compromisso das esferas federal, estadual e municipal em assegurar a vacinação para todos os alagoanos. “Apenas através do trabalho em conjunto podemos assegurar o aumento da cobertura vacinal, uma vez que o Programa Nacional de Imunização é reconhecido como referência de qualidade no mundo todo”, destacou.
O secretário executivo de Vigilância em Saúde salientou, ainda, que o Governo do Estado está empenhado em lutar contra as fake news que assolaram o país contra as vacinas. “A vacinação é um método seguro e eficaz de proteger toda a população, e especialmente as crianças e idosos, contra doenças graves. A desinformação contra a vacina é um verdadeiro crime contra todos”, enfatizou.
Para o superintendente de vigilância e controle de doenças, médico Paulo Teixeira, o objetivo da campanha é avançar cada vez mais na cobertura vacinal em Alagoas. “A meta é alcançar todo o público alvo, garantindo a segurança dos alagoanos”, lembrou.
Dia D – Já a assessora técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaela Siqueira, explicou que o dia D da vacinação acontece no dia 7 de outubro. “Neste dia serão concentrados os esforços em grandes ações de vacinação em todos os municípios, visando atingir o maior número de pessoas”, destacou.