Os boxes de armazenamento de móveis que estão virando escritórios em SP
Ilustração mostra mulher trabalhando dentro de box escuro, com luminária, caixas de papelão, laptop e microondas, entre outros elementos

Crédito, Luiza Erthal/BBC

Tipo de negócio que está se expandindo nas grandes cidades brasileiras, o self storage é conhecido por ser um local onde se pode alugar espaços — de cubículos de 1m² a salas passando de 100 m² — para guardar móveis, eletrodomésticos, garrafas de vinho, arquivos, estoques de produtos, entre vários outros itens.

Mas, além de objetos, esses espaços têm sido usados para abrigar também pessoas, mais especificamente trabalhadores de empresas que alugam os chamados box (“caixas”, em tradução livre do inglês) para suas operações e para que os funcionários trabalhem ali em uma parte ou em todo o expediente.

A BBC News Brasil visitou alguns estabelecimentos de self storage na região metropolitana de São Paulo e conversou com pessoas que trabalham nesses locais — chamados por alguns de dark offices (“escritórios escuros”), em analogia a outro fenômeno urbano, as dark kitchens (“cozinhas escuras”). Ambos são locais de trabalho fechados ao público e que atendem ao comércio online.

Boa parte das empresas que têm funcionários trabalhando nos boxes lidam com a armazenagem e a entrega de produtos, ou usam esses cubículos para guardar documentos.

Fonte: Câmara dos Deputados

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