Na idade certa: Semed de Maceió discute estratégias para alfabetização de estudantes

As reflexões sobre a qualidade do trabalho desempenhada pelos diretores escolares, as habilidades e competências de um líder e as novas perspectivas de caminhos para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos estudantes da rede pública municipal de ensino foram alguns dos pontos abordados em uma formação continuada realizada pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed) para vice-diretores de escolas e creches municipais.

O encontro faz parte de um ciclo de formações que foi realizado durante a semana, do Alfabetiza Maceió. O programa visa fortalecer a alfabetização de estudantes dos anos iniciais, 1º ao 5º anos, por meio de ações formativas direcionadas para professores, coordenadores pedagógicos e diretores de unidades escolares. A iniciativa foi realizada, nesta quinta-feira (31), no auditório Paulo Freire, localizado na sede da Semed, na Cambona.

Segundo a coordenadora do programa em Maceió, Izabel Melo, que também acompanhou a formação, além de buscar melhorias para o processo de ensino de todos os estudantes, a finalidade maior dessas ações é também com a melhoria do desempenho dos alunos e das escolas relativos ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Ações como essa valem muito para a criação de estratégias, de caminhos para melhorar o ensino-aprendizagem das crianças. A gente entende que todos eles devem estar envolvidos nesse processo de aprendizagem dos estudantes, principalmente na alfabetização desses alunos na idade certa”, destacou Izabel.

Para a diretora de formação continuada dos profissionais da Semed, Juliane Medeiros, todas as discussões realizadas nas ações estão dentro das perspectivas das rotinas pedagógicas dos profissionais da rede pública municipal de ensino.

“Dentro desse projeto, em parceria com o programa Educar pra Valer, da Associação Bem Comum, nós temos também formações para diretores. Recebemos gestores das 86 escolas dos anos iniciais, na Casa da Indústria, com oito horas de duração. As reflexões giram em torno de pontos acerca da boa liderança, boa gestão, como estar à frente da escola, as habilidades, competências e como garantir a aprendizagem dos estudantes. São pontos importantes para que os diretores escolares possam administrar a escola e consigam um bom resultado em sala de aula”, enfatizou a coordenadora.



Fonte: Câmara dos Deputados

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