O Sistema Coletivo da Bacia Leiteira será paralisado emergencialmente, nesta quinta-feira (16), para uma intervenção nos conjuntos motobombas da captação, situada no Rio São Francisco, em Pão de Açúcar. Haverá a troca de válvula de retenção e serviços de manutenção nos equipamentos eletromecânicos.
De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pelo serviço, a paralisação total começa às 5h e se estende até o meio-dia desta quinta-feira. A partir desse horário, o sistema voltará a operar com 45% da capacidade. Às 16h, o sistema retomará 70% de sua capacidade normal.
A estimativa é de que essa vazão se mantenha até às 22h de sexta-feira (17), a partir de quando o sistema estará operando com 100% de sua capacidade normal. Desse modo, as 18 cidades atendidas pelo Sistema Coletivo da Bacia Leiteira terão seu abastecimento regularizado gradativamente.
Em 14 delas, a água é repassada pela Casal para a concessionária Águas do Sertão, responsável pela distribuição aos moradores: Palestina, Monteirópolis, Jaramataia, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Olivença, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Dois Riachos e Cacimbinhas.. Em outras quatro, a distribuição é feita diretamente pela Casal. São elas: Jacaré dos Homens, Batalha, Olho D’água das Flores e Major Izidoro.
A Casal e a Águas do Sertão reforçam a necessidade do uso consciente da água nesse período. Em caso de mais esclarecimentos, os clientes podem ligar para o Call Center da Águas do Sertão, cujo número é o 0800 000 2122 (chamada de voz ou WhatsApp) ou acessar o chat no site www.aguasdosertão.com. Para as quatro cidades da região atendidas diretamente pela Casal, o Call Center continua sendo o 0800 082 0195.