Em três meses, Banco de Leite de maternidade em Maceió atende a mais de 2.500 pacientes

Considerada referência no atendimento às gestantes de alto risco em Alagoas, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), unidade vinculada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), conta com um Banco de Leite Humano (BLH) que funciona 24 horas, de domingo a domingo.

Somente nos últimos três meses (maio, junho e julho), o banco realizou mais de 2.500 atendimentos voltados para mães internas e externas com dificuldade de amamentar, e gerenciou o processo de doação de leite materno e distribuição aos bebês prematuros internados na unidade neonatal.

O banco de leite da MESM realiza atendimentos em grupo, de forma individualizada e ainda por meio de visita domiciliar. Nos últimos três meses foram realizados 1.630 atendimentos em grupo, 851 atendimentos individuais e 142 atendimentos domiciliares, ou seja, a coleta de leite humano em domicílio.

“As mães que procuram o serviço do banco de leite normalmente estão com dificuldade para amamentar devido a dores causadas, entre outros motivos, por fissura, ingurgitamento mamário [mama empedrada], mastite, abcesso e obstrução de ducto. Algumas chegam a nós também com problemas para posicionar o bebê e dificuldade na pega”, esclareceu Andréa Pinheiro, coordenadora do BLH, destacando ainda que um dos pilares do trabalho desenvolvido é orientar as mulheres para que a amamentação seja feita de forma tranquila e prazerosa, tanto para a mãe quanto para o bebê.

 Edite Vieira – Projeto Amor e Imagem-nascidos da unidade de terapia intensiva neonatal e na unidade de terapia intensiva neonatal convencional. “Infelizmente, o banco de leite só consegue dispor de leite pasteurizado para 12,5 % dos bebês internos que precisam do alimento. Por esse motivo, sempre estamos solicitando doações em nossas redes sociais e na mídia, de forma geral”, destacou a coordenadora.

No último trimestre, o banco de leite recebeu 114 doadoras, e o leite doado foi destinado para 556 receptores. Vale destacar que além de incentivar o aleitamento e orientar pacientes internas e externas, o BLH oferece também o serviço de coleta de leite na residência. “Em caso de dúvidas, os usuários podem comparecer presencialmente no nosso Banco e ainda ligar para os números 3315-4434 e 98833-8808. Neste último também esclarecemos dúvidas por meio de whatsapp”, concluiu Andréa Pinheiro.

O Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica fica localizado na Avenida Comendador Leão, S/N, no bairro do Poço.

Fonte: TNH1

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.