A carreta do Projeto Roda-Hans estará na cidade de Palmeira dos Índios, nesta quinta (3) e sexta-feira (4), realizando exames gratuitos de diagnóstico da hanseníase. A ação, promovida, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), ocorrerá das 8h30 às 16h30, próximo ao Museu Graciliano Ramos.
O projeto, criado em 2018, também oferece capacitação aos profissionais da atenção primária em saúde, com o intuito de diagnosticar e tratar clinicamente os pacientes acometidos pela doença. Em Palmeira dos Índios, a carreta beneficiará os moradores da VIII Região de Saúde, formada também pelas cidades de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque d’Arca.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, enfermeira Itanielly Queiroz, explica que a carreta itinerante conta com cinco consultórios para atendimento clínico, além de um laboratório para a realização de exames de diagnóstico. “Os serviços oferecidos são desenvolvidos por profissionais da Rede Municipal de Saúde, em conjunto com um especialista, para o diagnóstico da hanseníase. Durante a estadia na cidade serão ofertadas à população consultas dermatológicas, além de orientações sobre os sinais da hanseníase”, destacou.
A Doença
A hanseníase é uma doença crônica e infecciosa que evolui de forma lenta. Ela ataca os nervos das extremidades do corpo, produzindo lesões na pele, principalmente em braços e pernas, mas, pode ser tratada e curada. “A hanseníase ainda é acompanhada de um grande estigma social e, por isso, é de extrema importância que a população procure a ação e se consulte. Em caso de diagnóstico positivo para hanseníase, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, de forma segura e completa”, orientou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.