O tradicional Festival de Inverno de Mar Vermelho chega este ano à sua 9ª edição com uma ampla programação nos dias 04 e 05 de agosto. O evento já faz parte do calendário de festas que mobilizam não só o público da região serrana, mas também de todo estado.
“O interesse que o festival desperta faz com que as pessoas se organizem, com caravanas saindo de Maceió e de outras cidades para as noites de shows”, afirma o prefeito André Almeida. O festival também conta com o apoio do Sebrae, que vem realizando capacitações dos pequenos negócios para eventos importantes no interior do estado.
A concentração da festa será a Praça do Cristo, na região central da cidade. A agenda será aberta no dia 4, tendo como atrações a cantora Solange Almeida, além de Tatau, André Rosa e DJ Alexx. Já no dia 5, o evento vai contar com um grande show da dupla Zezé di Camargo e Luciano, e apresentações de Bizay, Highlander e DJ Alexx, contemplando diversos estilos musicais.
O festival conta com uma grande estrutura de palco, praça de alimentação com espaço para os pequenos negócios da área de alimentos e bebidas, espaço para famílias, segurança reforçada e atendimento médico disponível para atender ao público presente em caso de necessidade.
A região de Mar Vermelho também vem destacando pelo turismo no interior do estado, por fazer parte do chamado ‘Circuito do Frio’, já que o seu clima ameno atrai visitantes durante todo o ano. Também conhecida como “Suíça Alagoana”, a fama movimenta a economia local com a ocupação de hotéis e pousadas. Durante o festival, moradores chegam a alugar quartos e até casas inteiras aos visitantes.
No ano passado, o Festival de Inverno atraiu cerca de 50 mil pessoas durante os dias de festa e bateu o recorde de público. “Desde a primeira edição nós contamos com o apoio do Sebrae, que é um importante parceiro no desenvolvimento dos eventos que movimentam as cidades de todas as regiões do Estado, na aplicação de boas práticas e empreendedorismo”, afirma a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, ex-prefeita de Mar Vermelho, que criou o festival, durante sua gestão.
Para a gerente de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae, Renata Fonseca, o Festival de Inverno de Mar Vermelho consolida uma tradição de festividades do interior de Alagoas que dinamiza os pequenos negócios. “Essas festas têm um importante papel para a economia local. Comerciantes, ambulantes, setor de hospedagem e de alimentação, todos se beneficiam com essas iniciativas”, destaca.
Além de Mar Vermelho, o Sebrae tem apoiado vários outros municípios na consolidação de um calendário de eventos que ajuda a consolidar o turismo regional. Ainda em agosto, destacam-se o Festival Quilombola, em Água Branca e o Festival Gastronômico de Piranhas, que movimentam o Sertão de Alagoas.