Nível de rios em Alagoas diminui, mas Jacuípe ainda está acima da cota de alerta

Após as fortes chuvas que deixaram dezenas de cidades debaixo d’água nesse fim de semana, os níveis de rios e lagunas, que transbordaram devido às cheias, seguem em descida ou estáveis nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 10, como mostra o Boletim do Sistema de Alerta dos Níveis dos Rios, divulgado no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O relatório, que segue em atualização de hora em hora, mostrou, por volta das 6h, que apenas o Rio Jacuípe ainda apresenta nível de alerta, na cor vermelha, por estar com mais de 5 metros, acima da cota esperada. Porém, já houve diminuição em comparação com o fim de semana. Segundo a Semarh, o nível segue descendo, o que conforta a população da cidade de Jacuípe, atingida com mais de 1 mil pessoas afetadas com as últimas chuvas. “Em Jacuípe, o rio está a mais de 60h transbordando, é muito tempo, nem o ano passado ficou tanto tempo assim”, disse Douglas Gomes, chefe do setor de Desastres Naturais da Defesa Civil Estadual.

O Rio Mundaú, que corta as cidades de Rio Largo e São José da Laje, por exemplo, também está com nível de redução. Mas, em Rio Largo, o Mundaú ainda está cheio, acima de 6 metros. Já em Murici, União dos Palmares, e Santana do Mundaú, municípios também atingidos pelas enchentes, o nível fica estável nas primeiras horas da manhã. 

Em Atalaia, uma das primeiras cidades atingidas por desastres naturais em decorrência das chuvas, o Rio Paraíba aparece estável, com o nível abaixo de 3 metros. “Os números continuam elevados, porque mesmo parando de chover forte o nível dos rios continuam altos, existe risco de voltar a chover e por prevenção não podemos autorizar a volta de forma imediata. Outro motivo é que as casas estão ainda bem molhadas, por questões de saúde não é aconselhável voltar agora”, destacou Gomes.

Previsão é de diminuição de chuvas no Nordeste – Nesta segunda-feira, 10, os ventos úmidos que sopram contra a costa do Nordeste ainda deixam o tempo instável. Chove com mais persistência e volume em Salvador e no litoral norte da Bahia. Mas no litoral dos demais estados da costa leste do Nordeste, entre eles, Alagoas, a chuva perde intensidade.

Ainda deve chover de segunda a quarta pelo menos, mas o acumulado é muito menos expressivo, em cinco dias não passam de 30 milímetros. E o sol aparece com mais persistência.

De acordo com a previsão do tempo da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Semarh, o tempo em Alagoas nesta segunda, de modo geral, tem possibilidade de chuva, com maior ou menor intensidade de acordo com cada região do estado.

Fonte: TNH1

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.