Após as fortes chuvas que deixaram dezenas de cidades debaixo d’água nesse fim de semana, os níveis de rios e lagunas, que transbordaram devido às cheias, seguem em descida ou estáveis nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 10, como mostra o Boletim do Sistema de Alerta dos Níveis dos Rios, divulgado no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O relatório, que segue em atualização de hora em hora, mostrou, por volta das 6h, que apenas o Rio Jacuípe ainda apresenta nível de alerta, na cor vermelha, por estar com mais de 5 metros, acima da cota esperada. Porém, já houve diminuição em comparação com o fim de semana. Segundo a Semarh, o nível segue descendo, o que conforta a população da cidade de Jacuípe, atingida com mais de 1 mil pessoas afetadas com as últimas chuvas. “Em Jacuípe, o rio está a mais de 60h transbordando, é muito tempo, nem o ano passado ficou tanto tempo assim”, disse Douglas Gomes, chefe do setor de Desastres Naturais da Defesa Civil Estadual.
O Rio Mundaú, que corta as cidades de Rio Largo e São José da Laje, por exemplo, também está com nível de redução. Mas, em Rio Largo, o Mundaú ainda está cheio, acima de 6 metros. Já em Murici, União dos Palmares, e Santana do Mundaú, municípios também atingidos pelas enchentes, o nível fica estável nas primeiras horas da manhã.
Em Atalaia, uma das primeiras cidades atingidas por desastres naturais em decorrência das chuvas, o Rio Paraíba aparece estável, com o nível abaixo de 3 metros. “Os números continuam elevados, porque mesmo parando de chover forte o nível dos rios continuam altos, existe risco de voltar a chover e por prevenção não podemos autorizar a volta de forma imediata. Outro motivo é que as casas estão ainda bem molhadas, por questões de saúde não é aconselhável voltar agora”, destacou Gomes.
Previsão é de diminuição de chuvas no Nordeste – Nesta segunda-feira, 10, os ventos úmidos que sopram contra a costa do Nordeste ainda deixam o tempo instável. Chove com mais persistência e volume em Salvador e no litoral norte da Bahia. Mas no litoral dos demais estados da costa leste do Nordeste, entre eles, Alagoas, a chuva perde intensidade.
Ainda deve chover de segunda a quarta pelo menos, mas o acumulado é muito menos expressivo, em cinco dias não passam de 30 milímetros. E o sol aparece com mais persistência.
De acordo com a previsão do tempo da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Semarh, o tempo em Alagoas nesta segunda, de modo geral, tem possibilidade de chuva, com maior ou menor intensidade de acordo com cada região do estado.